Whatsapp Business, Dicas Para Não Fazer Feio Na Hora De Usar A Ferramenta

O WhatsApp começou 2018 disponibilizando uma ferramenta muito esperada: o WhatsApp Business. Até então, o popular mensageiro instantâneo só existia na versão tradicional. E, embora tenha sido criado para pessoas físicas, muitas empresas passaram a realizar seus atendimentos por meio desse canal.

A popularidade da ferramenta, somada à necessidade dessas empresas, fez com que surgisse a demanda por um recurso profissional. Com a versão empresarial disponível para download, é a hora de saber como utilizar esse app da melhor maneira. É muito fácil ficar perdido entre o que fazer e o que não fazer na hora de usar um recurso tão pessoal para fins profissionais.

Whatsapp Business, Dicas Para Não Fazer Feio Na Hora De Usar A FerramentaPor que adotar o WhatsApp Business?

Entre redes sociais, telefone, site e outros canais de atendimento, é comum se questionar se é, de fato, necessário recorrer ao WhatsApp Business. No entanto, esse aplicativo conta com recursos e vantagens que não são apresentados em outros elementos.

Popularidade

Na hora de usar uma rede social ou até um chatbot, nem sempre o cliente está familiarizado. Isso gera ruídos de comunicação e diminui as chances de o atendimento ser bem-sucedido. No entanto, o WhatsApp já está bem consolidado para públicos com os mais variados perfis. Somente no Brasil, há 120 milhões de usuários. Então, por ter um grande alcance e por ser da fácil usabilidade, a chance do seu público classificar a experiência de contato com seu negócio como satisfatória é maior do que por outros canais. Principalmente se sua persona tiver dificuldade de lidar com tecnologia.

Versatilidade

Com muitos recursos, o aplicativo permite realizar tarefas variadas. É possível enviar mensagens rápidas, como promoções, ou mais longas, como informativos, além de áudios, vídeos, fotos e documentos. Na hora de criar campanhas, é fácil usar vários elementos para obter um resultado melhor. E ele pode servir até para o momento de fechar um negócio, já que você pode enviar, por exemplo, contratos.

Proximidade

Aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, têm uma taxa média de abertura de mensagens que varia de 70 a 90%. Em comparação, o e-mail tem uma média de 25 a 27%. Então, a comunicação com o cliente tem mais chances de acontecer de modo efetivo.

Gratuidade

Diversas ferramentas de disparo de e-mail ou SMS são eficientes, mas pagas. E essas ferramentas já representam um gasto mensal significativo e indispensável com marketing. Com o WhatsApp, isso não acontece. Para o futuro, é esperado que a ferramenta realize cobranças ou exibição de anúncios. No entanto, atualmente os recursos permanecem livres.

Perfil empresarial

Assim que o cadastro é finalizado, o perfil aponta que se trata de uma empresa. Ou seja, todas as pessoas que receberem uma mensagem saberão que estão falando com uma pessoa jurídica. É possível adicionar informações diversas, como nome, endereço, telefone e até horário de funcionamento do negócio. Assim, os clientes já têm uma ideia clara dos dados mais importantes.

Resposta automática

De forma similar ao que acontece com os chatbots, o WhatsApp Business permite que o empreendimento crie algumas mensagens rápidas e automáticas. Elas servem para apresentar o negócio, dar uma resposta inicial ou até responder às principais dúvidas. Com a configuração correta, não é preciso deixar os clientes esperando, principalmente nos horários em que o seu negócio está fechado.

Anúncios

Assim como várias redes sociais, é esperado que, no futuro, o mensageiro permita a exibição de anúncios em seu status. Em um modo semelhante ao Instagram, as empresas poderão comprar espaço publicitário que será consumido pelos clientes. Para os estabelecimentos que adotam o WhatsApp Business, em específico, isso poderá significar melhor direcionamento de contato e aumento da possibilidade de captar consumidores pela plataforma.

Como deu para notar, o WhatsApp Business é uma ferramenta importante e que pode ajudar os negócios em vários sentidos. Com uma excelente capacidade de gerar boas oportunidades, deve começar a fazer parte da sua estratégia o quanto antes, de modo a gerar os bons resultados!

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