Integração de marketing e vendas

A integração de marketing e vendas hoje em dia, é necessária, uma vez que os consumidores cada vez mais se tornando mais exigentes. Sabemos que os potenciais clientes possuem comportamentos de compra diferentes e assim cada vez mais complexos. No ambiente digital essa complexidade é imensamente  ampliada, onde, o consumidor será influenciado por uma maior quantidade e qualidade de informação, desde o reconhecimento do problema até a decisão da compra final.

Assim sendo, as empresas que querem melhorar o seu desempenho em vendas, têm a necessidade de aproximar as áreas comerciais e de divulgação, visando ao crescimento sustentável de seu conteúdo. Compreendendo a importância da integração de marketing e vendas, a CredShopping, separou algumas dicas que irão lhe ajudar a realizar essa integração com sucesso para o seu negócio obter melhores resultados.

Defina objetivos para as duas áreas:

Considere que Marketing e Vendas têm que conversar entre si. Junte as equipes, comunique se de forma clara, discuta o que fazer para fidelizar clientes, como conquistar novos clientes quanto é preciso crescer, quantos clientes serão necessários, quantos lead’s deverão ter para isso ser alcançado em sua empresa. É importante que todas as pessoas de cada área da empresa entenda o papel de cada uma para atingir as metas propostas. É importante documentar isso através de acordos entre as áreas.

Público alvo definido:

É importante que toda a equipe da empresa,todos os setores estejam interligados e com o perfil de público alvo definido igualmente, quais são as personas, como se comportam no funil de vendas e qual é a melhor maneira de acelerar o ciclo de compra nesse tipo de negócio.

A demarcação antiga acabou:

O papel do marketing não termina quando o consumidor fizer o primeiro contato. O lead precisa ser “nutrido” e persuadido até que esteja pronto para converter. As equipes de venda precisam desse apoio até o fim do processo de compra. O marketing deverá levar o cliente na mão até o momento que ele converter em venda em seu negócio,assim gerando um resultado positivo para seu negócio.

Integração de marketing e vendasSaiba o momento certo de fazer o contato comercial:

É preciso que a equipe de vendas tenha paciência e que o marketing consiga entregar um lead mais qualificado e pronto para o contato de vendas. Assim a chance de conversão será maior. Por isso é tão importante nutrir o cliente com conteúdo informacional sobre o produto ou serviço prestado em sua empresa, desta forma a conversão será simplificada.

Ter um funil de venda ágil:

É importante que haja uma troca constante de informação entre as áreas deverá fluir naturalmente. Assim, o funil de vendas será mais ágil, acelerando o tempo de conversão e aumentando suas vendas.

Menos investimento:

Com a integração alinhada, os custos de atração, conversão e retenção de clientes serão diminuídos à medida que mais leads passarem pelo funil de vendas.

Foque no que os consumidores querem:

Ao invés de gastar horas e horas de pesquisas em vão pela ruas afora. Sua equipe de vendas pode providenciar feedbacks constantes para o marketing sobre o que os clientes estão dizendo. Escute o que estão falando e tenha certeza que está acompanhando, monitorando as redes sociais de forma adequada e rigorosa. Essa é a forma mais fácil de agradar ao seu público alvo que se expressam nas redes sociais.

Muito importante falar que esse trabalho de integrar essas duas áreas é um processo complicado mas que quando feito de forma certa traz bons resultados a seu negócio sem dúvida alguma.Uma vez que essa integração é feita com qualidade fica muito mais simples dos resultados fluírem positivamente em seu negócio.

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