Franquia agora é moda

Por que a denominação de franquia? Afinal o que é franquia? Como e por que este modal está dominando o mercado mundial.

Copiado de um dos Blogs da Credshopping Intermediações Financeiras, a frase que nos chamou a atenção dada a sua simplicidade, e que resume em muito o objetivo deste blog: “Franquia é o ato ou efeito de franquear. Está estritamente relacionada com o sistema comercial administrativo conhecido como franchising”.

Desta forma simples passamos a reportar nosso conceito sobre o que é franquia ou franquias. Franquias é um modal de negócios que o proprietário de uma empresa, notadamente de sucesso, denominado franqueador, concede, permite a terceiros o uso de sua marca ou patente, empresa ou produto, em troca de valores econômicos notadamente extraídos do mercado, que sempre oscilam com a fama da marca ou produto.

Quem adquire essa concessão é denominado ou conhecido como franqueado ou investidor franqueado. Essa aquisição permite ao adquirente o direito de “copiar” e replicá-la em outro local, cidade, estado ou mesmo país, sempre respeitando as tratativas contratuais da compra.

Franquia agora é modaQuem vende uma franquia a vende sobre determinadas regras:

O proprietário franqueador, mesmo vendendo, de um modo geral, conserva domínio sobre a franquias. Ele está no mundo comercial expandindo o seu negócio, transferindo a terceiros parte de suas responsabilidades e custos fixos. Mais isto é matéria para outro blog, ele sabe que preservar sua marca é preservar o seu patrimônio, o comprador vai sob sua orientação preservá-lo.

Normalmente ele cria um normativo indicando a padronização de comportamento, espaço, forma de atendimentos etc. Emiti circulares periódicas e nunca deixa de visitar e auditar o bem cedido. O franqueado, o que adquire as franquias, investe e trabalha na franquia para fazê-la produzir, e paga parte do faturamento ao franqueador sob a forma de royalties.

O franqueador permite ao franqueado o uso de tecnologia de implantação e administração do negócio ou sistemas desenvolvidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo empregatício. A popularidade das franquias alcança o dia a dia de todos nos. Atualmente é comum ao entrar em um shopping, ou até mesmo em ruas de comercio mais requintado, depararmos com franquias das mais diversas modalidades.

Como vimos as franquias, nada mais são do que uma estratégia para a comercialização de uma empresa, marca ou serviço. O dono permite a terceiros negociar o seu produto em troca de um fixo mais renumeração sobre resultados. As franquias no Brasil são assessoradas pela Lei 8955/94, também chamada de Lei Magalhães Teixeira, que em seu Art. 2º define o conteúdo neste blog tratado.

As primeiras franquias no mundo, em 1850 os Estados Unidos, se tornou berço das primeiras franquias. Registra a história que um hábil fabricante de máquinas de costura denominada Singer Sewing Machine Company, na região de New England. Visando aumentar suas vendas, criou em sua empresa outorgas ou licenças para o uso da sua marca. Elaborou diretrizes e normas e comercializou com empresários interessados em revender seus produtos em outras regiões do país e exterior.

O Brasil foi um dos países contemplados com tal modelo de negociação hoje por todos conhecido como franquias. Em 1898, foi a vez da General Motors que a exemplo da Singer iniciou a expansão de seus pontos de venda, criando o conceito de “concessionária de veículos”. Na mesma época, ainda em 1898, a Coca Cola criou a sua primeira franquia de fabricação.

Disponibilizou outorgas para que empresários pudessem produzir e comercializar seus refrigerantes em outros locais, passando também a operar no hoje conhecido franchising. No Brasil, a primeira franquia surgiu em, em 1954, na cidade de São Paulo, com a escola de idiomas Yázigi Internexus, início de uma grande escalada de preferências comerciais por este modal, que é um grande SUCESSO.

 

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