Passo a passo de como calcular o ROI das redes sociais (Retorno Sobre Investimento)

Quem trabalha com redes sociais sabe o quanto é importante entender como calcular ROI das redes sociais. Será que existe uma fórmula correta? Quais os principais resultados que devem ser mensurados? Como tornar esse cálculo mais exato?

As redes sociais são agora um canal de marketing impactante que precisa competir com outros canais – tanto para recursos, autonomia, orçamento e respeito. Isso significa que o social, assim como os demais meios, precisa provar a sua capacidade de trazer retorno. Além de simplesmente demonstrar o impacto sobre a organização, acompanhar o ROI também permite que o setor de Marketing coloque mais tempo e recursos em ações que estão funcionando, e melhore as táticas que não estão fornecendo valor real.

O que é o ROI das Redes Sociais?

Tal como acontece com a maioria dos elementos de mensuração, a definição de social media ROI é subjetiva e depende das metas que a organização definiu.

De uma maneira geral, podemos entender o ROI das redes sociais como o que a empresa recebe de volta dos recursos aplicados nas estratégias de marketing nas redes sociais. Esse dado nos mostra o quanto as suas campanhas tem sido eficientes, considerando o objetivo da ação.

Ou seja, o ROI das redes sociais é a porcentagem que traduz a relação entre o valor investido e os benefícios obtidos com a estratégia. É possível medir o ROI de várias redes sociais, de cada postagem e de inúmeras outras atividades nessas plataformas, encontrando maneiras de tornar suas ações mais rentáveis.

Por que medir o ROI é importante?

Se você quer que seus esforços sejam levados a sério, é fundamental provar o seu valor.

Falar é fácil, assim, mesmo que você possa dizer a seus gestores sobre o valor das campanhas de mídia social e por que você precisa dedicar recursos às referidas campanhas, nada vai convencê-los mais do que ser capaz de mostrar realmente resultados por meio do ROI.

Por isso saber como calcular ROI das redes sociais é algo de suma importância para qualquer gestor de marketing digital. Afinal, tudo é levado mais a sério quando há resultados mensuráveis ​​e específicos.

Medir o ROI das Redes Sociais é importante por inúmeras razões, como:

  • Provar o valor da mídia social para metas gerais da sua organização e objetivos de negócios;
  • Enxergar claramente onde os esforços e recursos estão sendo utilizados de forma eficiente;
  • Avaliar onde os recursos estão sendo desperdiçados ou não utilizados da forma mais eficiente possível;
  • Reconhecer as lacunas nas estratégias e conteúdos;
  • Mostrar onde seu orçamento de mídia social está sendo usado de forma mais eficaz, e demonstrar as áreas onde os resultados não estão sendo satisfatórios;
  • Comprovar qual canal é capaz de gerar mais receitas;
  • Realizar análises mais precisas;
  • Evitar perder tempo e dinheiro em ações que trazem pouco ou nenhum retorno.

Como foi compartilhado em um painel profissional de mídias sociais:

“Se o seu papel é gerar vendas ou leads por meio da mídia social ou do seu site, então é importante rastrear de onde eles estão vindo. Ser capaz de controlar se a mídia social orgânica está trazendo mais vendas do que a mídia paga, e vice-versa, permite avaliar quão bom ou ruim seus esforços de mídia social são.

Se você notar que a mídia social orgânica está trazendo mais vendas do que a paga, isso não é uma coisa ruim. Significa apenas que o seu conteúdo está se viralizando, as pessoas estão querendo compartilhar mais, e isso permitirá que você saiba em que precisa se concentrar”.

Apesar de extremamente importante, esse cálculo ainda não é realizado por muitos especialistas de marketing. Uma pesquisa da Convince & Convert mostrou que 41% das empresas não sabem o quanto as ações nas redes sociais traz de retorno e um estudo da Domo afirmou que 3 de 4 especialistas não sabem como calcular ROI das mídias sociais.

Agora que você já entendeu o que é e qual a importância, que tal descobrir como calcular ROI das redes sociais?

Antes de entender como calcular ROI das redes sociais, é preciso saber quais as métricas devem ser medidas. Caso um de seus objetivos seja aumentar a conversão de página de destino em 10%, verifique se você está acompanhando a taxa de conversão de pessoas que visitam ou conhecem a página por meio dos canais sociais. Caso um de seus objetivos seja aumentar a conversão de página de destino em 10%, verifique se você está acompanhando a taxa de conversão de pessoas que visitam ou conhecem a página por meio dos canais sociais.

Meça o seu desempenho de mídia social existente para estabelecer metas básicas, em seguida, defina as metas adequadas para essa melhoria.

Exemplos importantes de métricas de mídia social para rastrear são:

  • Impressões (quantas vezes você tem aparecido na timeline ou no feed dos seus usuários. Oferece uma ideia do tamanho da sua audiência e pode ser útil para medir a visibilidade da marca);
  • Alcance (número de usuários que visualizaram sua publicação por uma vez. É essencial para medir o crescimento da marca);
  • Engagement (número de likes, comentários, menções, favoritos, compartilhamentos e outros, traduzindo a interação dos usuários com a sua marca);
  • Tráfego do site (mede quantas visitas no site da empresa originaram das redes sociais);
  • Leads gerados (número de novos “interessados” em conhecer mais sobre a marca ou o produto);
  • Inscrições e conversões (quantidade de pessoas que realizaram determinada ação importante para a sua campanha, como se inscrever em uma newsletter, baixar um e-book ou comprar um produto);
  • Taxa de abandono (mostra a porcentagem dos visitantes que vieram das redes sociais e que deixaram o seu site em alguns segundos, sem terem visitado outras páginas. Se a taxa for muito alta, pode indicar problemas na persona ou dificuldades no próprio site);
  • Receita gerada.

Passo a passo de como calcular o ROI das redes sociais (Retorno Sobre Investimento)

Passo 2: valide o seu ROI

Embora seja ótimo estabelecer metas de mídia social e acompanhá-las, o seu trabalho não está concluído até que tenha você provado o valor de seus esforços, o que é um desafio para muitas mídias sociais e marketing de conteúdo.

Uma vez que você estabeleceu seus objetivos de mídia social, você precisa identificar e implementar ferramentas e processos necessários para descobrir como calcular ROI em sua mídia social. Isso pode envolver a adição de códigos de monitoramento de URLs, a construção de páginas de destino personalizadas, e muito mais.

FERRAMENTAS DE ANÁLISE DE REDES SOCIAIS:

Há uma variedade de ferramentas de análise de mídia social que servem para acompanhar as diversas métricas. Aqui estão algumas a considerar:

  • Google Analytics: rastreie o tráfego do site, conversões on-site e inscrições provenientes de campanhas de mídia social.
  • Salesforce: adicione códigos de monitoramento do Salesforce para os links que você compartilha em redes sociais. Quando emparelhado com o software de automação de marketing como Marketo, você será capaz de acompanhar as vendas leva de volta para campanhas específicas ou mensagens sociais.
  • HootSuite Analytics: o Hootsuite oferece uma variedade de ferramentas de análise para ajudar a controlar seu alcance, conversões etc.

Passo 3: Aplique a fórmula de como calcular ROI das redes sociais

Depois de definir seus objetivos e escolher suas ferramentas de análise de mídia social, é hora de realmente acompanhar o seu ROI de mídia social. A capacidade de medir deve ser construída em tudo que você faz em mídias sociais, para que você nunca deixe de provar o sucesso de uma campanha.

Como calcular ROI quando os objetivos não são facilmente quantificáveis?

Como profissionais de marketing em redes sociais sabem, o sucesso de uma campanha nem sempre é mensurável ou quantificável. Que tipo de ações suas personas fizeram após a exposição a sua campanha? Será que essas ações estão alinhadas com seus objetivos? Onde é que elas estão deixando a desejar? Como elas podem melhorar para a próxima vez?

Além de todas essas questões, outra maneira de fazer o cálculo do ROI, nesse caso, é considerar a relação entre custo e benefício.

Faça ajustes

Depois de identificar o que funciona e o que não funciona para a sua organização nas áreas sociais, é hora de ajustar a estratégia. Acompanhar o ROI de mídia social não é válido apenas para provar como suas campanhas sociais são importantes, mas também para aumentar o seu valor ao longo do tempo.

Analise novamente os objetivos da sua campanha e avalie como eles se alinham aos objetivos globais da organização.

Devido ao curto ciclo de vida das campanhas de mídias sociais, se algo não estiver dando certo, o melhor é alterá-lo rapidamente.

Para que as metas sejam alcançadas, é preciso analisar constantemente a sua estratégia, sempre considerando as métricas que foram definidas. Caso, após calcular o ROI, notar que o resultado não é satisfatório, é melhor rever as estratégias usadas.

Mas, lembre-se que nem sempre o ROI é definitivo. Ou seja, as estratégias e métricas estão em constante evolução. Porém, é importante sempre medir o ROI de cada campanha, para melhorar também o planejamento das campanhas futuras.

Como você viu, não existe uma maneira simples de responder como calcular ROI das redes sociais. Afinal, é preciso analisar os objetivos das estratégias, as métricas relativas a essas metas e até as questões intangíveis, como o quanto a marca é capaz de mobilizar ou tocar as pessoas.

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