A importância do plano de negócio

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Jean Cordeiro Corrêa – Fundador e CEO
CredShopping, em Guanhães / MG

22/01/2020     18h02

Resumo da notícia

  • A Importância do Plano de Negócios
  • Plano de Marketing

Você já ouviu falar sobre o plano de negócio? Não é tão comum assim ouvirmos as pessoas falando sobre isso não é mesmo, mas uma coisa é indiscutível, o plano de negócio é necessário, importante e essencial para o desenvolvimento de sua empresa ou produto. Pensando nisso a equipe de marketing da CredShopping desenvolveu esses e outros blogs para tirar suas dúvida e esclarecer tudo o que ainda não está claro para você. É muito importante lembrar que segundo a definição do Sebrae, um plano de negócios “descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas.”

O plano de negócios ajudará a você empreendedor a saber se a ideia é viável. Além disso, auxiliará, também, na busca por informações mais detalhadas sobre o setor, produtos e/ou serviços que serão oferecidos, clientes, concorrentes e fornecedores. Um dos principais benefícios de elaborar um plano de negócios é descobrir os pontos fortes e fracos dessa nova ideia, assim consecutivamente estando preparado para possíveis manobras das concorre para se sair melhor.

A Importância do Plano de Negócios

O plano de negócio é importante, pois de antemão, você pode compreender o mercado, suas exigências, demandas e características, e com isso estruturar o produto ou serviço e o próprio negócio para a realidade atual e a tendência mercadológica e da sociedade.

O plano de negócio é uma peça fundamental no processo de desenvolvimento do negócio e para que dê certo. Trará as suas recompensas, uma vez que você trabalhará antecipadamente em situações e decisões que poderão impactar o seu empreendimento. Existem dois pontos indispensáveis nesse momento:

A importância do plano de negócioA ideia do negócio é o ponto de partida para qualquer empreendimento. Mas apenas a ideia não é o suficiente para um bom planejamento não é mesmo? É preciso pensar em quais serão seus principais produtos ou serviços, quem serão seus clientes, que lucro espera obter do negócio e em quanto tempo espera receber o retorno do investimento.

É importante destacar que alguns pontos não devem ser deixados de lado na criação de um novo negócio ou no planejamento de uma nova unidade empresarial. Como, por exemplo, a experiência profissional e atribuição dos empreendedores. E também a definição da forma jurídica da empresa, o enquadramento tributário, o capital social e a fonte de recursos.

Depois, parte-se para uma análise de mercado onde serão estudados os clientes (características, interesses, comportamentos) a concorrência e os fornecedores.

Plano de Marketing

O plano de marketing também já deve ser inserido no plano de negócios. Aqui é importante focar na descrição dos principais produtos e serviços oferecidos, preços e estratégias promocionais, desta forma trazendo mais visibilidade e consecutivamente mais lucro para seu empreendimento.

Outra parte fundamental de um bom planejamento de negócios é a análise financeira. É preciso pensar na estimativa de investimentos fixos, capital de giro, estimativas de faturamento mensal da empresa, custos de materiais e matéria-prima, custos de comercialização, custos fixos etc.

Sendo assim não deixe de elaborar um plano de negócio para o seu empreendimento, pois é ele que dará uma visão mais clara do mercado e nele serão tomadas decisões que apontam para o sucesso do seu negócio; Elaborar um plano de negócio com qualidade, isto é, suportado por metodologias, informações, conhecimentos e experiência.

Se você quer um desenvolvimento visível e indispensável para o seu negócio ou produto, é certo que você deve investir em um bom plano de negócio para o seu negócio ou produto. Desta forma estará sempre um passo à frente e pronto para o que está por vir no mercado.

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Autor:

Jean Cordeiro Corrêa

Jean Cordeiro Corrêa

Fundador / CEO – CredShopping Intermediações Financeiras Online

6 anos de experiência bancária e 15 de experiência em marketing e tecnologia

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