Quais as maiores Fintechs do mundo

É inegável o crescimento das Fintechs. Você já se perguntou quais as maiores Fintechs do mundo? Neste artigo iremos descrever um pouco das maiores, existentes no Brasil e ao redor do mundo.

Nubank

Quais as maiores fintechs do mundo

A Nubank Brasil surgiu em 2013, mas começou a operar em 2014 disponibilizando apenas um produto: um cartão de crédito internacional com bandeira MasterCard. Até aí, nada demais. Tudo o que é banco oferece cartão de crédito. Assim, o que há de inovador aí? A forma como a Nubank oferece esse produto. Para começar, o cartão não tem anuidade, tampouco cobra outras tarifas.

Com a Nubank nenhum cliente paga anuidade e outras tarifas, não importa o seu perfil de renda ou se o cartão é pouco usado.

Mas a parte mais interessante — a que torna a empresa inovadora — fica no aplicativo do smartphone. Essa ferramenta permite ao usuário ter absoluto controle sobre o seu cartão. Toda vez que o cliente usar o cartão, o aplicativo mostrará o nome da empresa que recebeu o pagamento, assim como a localização desta em um mapa. As informações sobre todas as transações ficam disponíveis em uma linha do tempo. Dessa forma, o usuário sempre consegue saber quando e onde realizou cada gasto.

Vantagens do aplicativo Nubank

O aplicativo também mostra qual o limite do usuário e quanto deste já foi gasto. Esse é um detalhe importantíssimo. A maioria dos bancos oferece, no máximo, uma notificação por SMS Isso é perigoso. Como as informações sobre gastos são pouco claras, muitos usuários acabam não percebendo que gastaram demais. A consequência, muitas vezes, é o endividamento, pois os juros cobrados nos cartões emitidos no Brasil são absurdamente elevados.

Com o Nubank as chances de endividamento são menores. Isso porque o usuário tem uma visão geral sempre atualizada de seus gastos. Além disso, se não conseguir pagar a fatura no final do mês, encontrará juros mais baixos (embora não muito). No aplicativo, o usuário consegue solicitar aumento de limite, deixar esse limite abaixo do disponível, bloquear o cartão temporariamente e contatar o suporte da Nubank via chat.

Percebeu as vantagens? Não é necessário amargar horas no telefone para negociar taxas, as informações sobre gastos estão sempre disponíveis, é possível bloquear o cartão rapidamente em caso de perda, o atendimento costuma ser bastante prestativo, não há tarifas escondidas, enfim. Tudo isso é possível graças ao aplicativo — a tecnologia em si.

Como todo o serviço gira em torno dessa ferramenta, a Nubank não precisa ter agências ou call centers complexos. Esses fatores diminuem significativamente os custos operacionais. É por isso que a empresa consegue operar sem cobrar tarifas. A receita vem dos juros cobrados nas faturas parceladas. Assim como em pequenas porcentagens oriundas de cada transação feita com o cartão.

Controly

A Controly (atualmente Banco Neon) também tem como produto um cartão internacional com bandeira MasterCard, mas pré-pago. Com um aplicativo (para Android ou iOS), o usuário pode verificar saldo, consultar o histórico de gastos, gerar boleto para fazer recarga, entre outros. Um recurso peculiar do serviço é o de objetivos. É possível criar uma meta para reservar parte do saldo todo mês, para juntar dinheiro suficiente para uma viagem, por exemplo.

Como o cartão é pré-pago, o usuário não precisa comprovar renda. Portanto, pessoas que não têm conta em banco ou enfrentam problemas financeiros podem se beneficiar desse tipo de produto. Há cobrança de algumas tarifas, como taxa de saque e mensalidade. Mas a empresa afirma estar trabalhando para, com o tempo, eliminar todos os tipos de tarifas do serviço.

PayPal

Algumas companhias de tecnologia financeira surgiram há anos. É o caso do PayPal. A empresa foi criada em 1998 e, hoje, tem atuação global. O PayPal é usado principalmente para transferência de dinheiro (inclusive envolvendo moedas diferentes) e pagamentos. Nessa última modalidade, o usuário pode fazer compras em lojas de comércio eletrônico, por exemplo. Dessa forma, não é necessário informar o cartão de crédito à loja. Essa informação fica restrita ao PayPal, que faz intermediação de toda a operação, repassando os valores para a empresa.

ContaSuper

A ContaSuper é uma empresa focada em clientes “desbancarizados” ou que possuem conta corrente, mas estão insatisfeitos com os serviços prestados pelos bancos. Ao criar uma conta no serviço, o usuário pode fazer pagamentos ou transferências de valores para o celular, usar cartão pré-pago, emitir boletos, entre outros.

Os serviços oferecidos são bastante semelhantes aos disponibilizados pelos bancos. A principal diferença é que tudo é feito digitalmente: não há postos de atendimento ou agências. Além de pessoa física, a empresa oferece serviços para empresas.

O sucesso do negócio entre os “desbancarizados” atraiu o interesse do Santander Brasil. Em março de 2016, o banco, que já tinha participação na empresa, passou a deter 100% das ações da ContaSuper.

ContaAzul

A ContaAzul também oferece uma plataforma de gestão financeira, só que voltada a empresas de pequeno e médio porte. Mediante o pagamento de uma tarifa mensal, as empresas participantes podem utilizar o sistema para lançar nota fiscal, emitir boletos, analisar perfis de clientes, gerar relatórios financeiros, entre outros, tudo de modo on-line.

Os serviços da ContaAzul incluem ainda uma espécie de sistema de ERP: também é possível controlar estoque, fazer gestão de vendedores, enviar documentos, controlar o fluxo de caixa e assim por diante.

Vérios

A Vérios é uma start-up que oferece serviços de investimentos, mas explorando um conceito bastante inovador: o de robô-advisor. Nessa modalidade, um sistema se encarrega de montar uma carteira inteligente para o investidor.

Para tanto, o cliente deve preencher um breve questionário. A partir daí, o robô da Vérios indica a carteira mais adequada para o perfil de risco identificado. O sistema da empresa faz monitoramento permanente da carteira para encontrar as melhores oportunidades. Dessa maneira, é possível checar tudo o que acontece no site ou no aplicativo: ambos disponibilizam informações de modo claro e objetivo.

Os serviços da Vérios acabam sendo uma solução interessante para quem quer investir de modo inteligente. Principalmente aqueles que não tem tempo ou paciência para acompanhar todas as nuances do mercado financeiro.

GuiaBolso

O GuiaBolso é uma plataforma de controle financeiro pessoal que vai muito além das planilhas. Ao instalar o aplicativo (disponível para Android e iOS), o usuário deve conectá-lo à sua conta bancária (praticamente todos os grandes bancos são compatíveis). A partir daí, é possível conferir histórico de transações, consultar saldo, checar faturas do cartão, entre outros.

A diferença para o que os bancos oferecem no internet banking é gritante: todas as informações são bem organizadas e facilmente acessíveis. As despesas, por exemplo, podem ser categorizadas (educação, saúde, transportes, etc.). Gráficos de fácil compreensão ajudam o usuário a reduzir gastos e assim por diante.

Por ajudar no controle do orçamento de maneira descomplicada, o serviço vem ganhando cada vez mais popularidade. Quando este texto foi escrito, o GuiaBolso registrava mais de 1,6 milhão de usuários.

Minuto Seguros

Se você já contratou seguro para casa ou carro, sabe que essa não costuma ser uma tarefa agradável. É necessário pesquisar bem para encontrar os melhores preços e prestar atenção nos detalhes para evitar aquelas “pegadinhas” que a gente encontra nas entrelinhas. Ou seja, literalmente gasta-se muito tempo. A Minuto Seguros é uma corretora online que ajuda nessa tarefa.

Você faz uma simulação no site da empresa escolhendo o tipo de seguro desejado (para casa, carro, viagens, entre outros) e o sistema realiza cotações com várias seguradoras, indicando portanto aquelas que oferecem os melhores preços e benefícios.

Geru

Você provavelmente sabe que tomar empréstimos financeiros no Brasil requer bastante cuidado, afinal, os juros frequentemente são altíssimos. A Geru é uma plataforma online de empréstimos que ataca esse problema oferecendo juros menores.

Tudo é feito a partir do site da empresa. A pessoa interessada faz uma simulação, preenche seus dados, aguarda a avaliação, recebe uma proposta informando todos os detalhes (inclusive o valor exato de cada parcela a ser paga) e espera o contrato ser analisado por uma instituição parceira que fará o financiamento. A assinatura é feita eletronicamente a partir de certificado digital. Sendo assim, se tudo der certo o dinheiro é depositado na conta do usuário em até dez dias.

F(x)

A F(x) (lê-se ‘F de X’) também é uma start-up especializada em empréstimos, só que para empresas. Basicamente, bancos disponibilizam no serviço os planos de empréstimos que estão dispostos a oferecer. No outro extremo, empresas interessadas em obter financiamento se cadastram na plataforma detalhando que tipo de crédito procuram.

O que o sistema da F(x) faz, basicamente, é cruzar esse dois bancos de dados para encontrar os planos de empréstimos mais adequados a cada empresa cadastrada.


Leia também: O que é uma Fintech?



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